Este espaço foi criado no âmbito da disciplina de Estratigrafia e Paleontologia. Tem como objectivo contribuir para o conhecimento da história geológica da Terra.

Contudo podem existir alguns erros e imprecisões.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fácies


O conceito de fácies abrange todos os aspectos litológicos e paleontológicos de uma unidade estratigráfica, isto é, a composição, a textura, cor, geometria, estruturas sedimentares, fósseis, etc.
Quando falamos de fácies estamos a aludir ao aspecto, isto é, à aparência externa como também à natureza.
Como o ”aspecto” dos materiais está intimamente relacionado com a sua génese, é frequente o termo fácies ser igualmente requisitado para denominar características genéticas presentes no momento da deposição dos materiais, não sendo estranho existirem termos como fácies lacustres, fluviais, pelágicas ou turbidíticas. 
Para esta interpretação genética destacam-se as características já referidas anteriormente como, os fósseis dominantes, a cor mais representativa ou componentes mais abundantes. A abundância destas características é ainda utilizada para o nome das determinadas fácies. 
A utilização do termo fácies pode estar associado a uma determinada idade, isto é, ser uma referência cronostratigráfica como as fácies Keuper (argilas e evaporitos do Triásico superior), que se tratam de materiais com idade semelhante, com litofacies e biofacies bastante idênticas que são reconhecíveis em áreas muito afastadas entre si.
Alargando o conceito, podem existir vários tipos de fácies: Litofácies; Biofácies: Microfácies; Fácies Mineralógica; Fácies Marinhas; Fácies Vulcânica; Fácies Boreais; etc.  
Uma das classificações para as fácies foi proposta por Miall e completada por Fritz & Harrison. Nesta os autores procuraram estabelecer uma relação entre as litofácies, as estruturas sedimentares com a interpretação prática destes conceitos, criando para cada fácie um código constituído por duas letras, uma maiúscula e outra minúscula que indicam a granulometria e uma característica ímpar da fácie, respectivamente.

1 comentário:

  1. OLA MARTA! GOSTEI DO TEU TEXTO SOBRE FACIES, EXPLICASTE DE FORMA CLARA E OBJECTIVA SOBRE O ASSUNTO.

    DIAS PANDZE- MOCAMBIQUE

    ResponderEliminar