Este espaço foi criado no âmbito da disciplina de Estratigrafia e Paleontologia. Tem como objectivo contribuir para o conhecimento da história geológica da Terra.

Contudo podem existir alguns erros e imprecisões.


domingo, 28 de novembro de 2010

Estratos e Estratificação

Estrato
O termo “estrato” foi introduzido no século XVII para denominar uma camada de rocha, ou sedimento limitada por superfícies horizontais com continuidade lateral que equivalem a uma unidade de tempo de depósito.
A partir desta definição, que constitui a base do “princípio da horizontalidade original e continuidade lateral dos estratos”, o estrato tem sido definido tendo em conta outras duas realidades, a geometria e a génese.
 O ponto de vista geométrico tem-se em conta que um nível de rocha ou sedimento pode ser distinguível de forma visual ou física, separado superiormente e inferiormente por superfícies de estratificação.
O ponto de vista genético foi definido como uma unidade de sedimentação que se depositou essencialmente em condições físicas constantes.
Assim sendo , um estrato é “um nível de rocha ou sedimento com litologia homogénea que se depositou durante um intervalo de tempo definido”.
As superfícies de estratificação bruscas são resultado de mudanças repentinas da sedimentação ou interrupções sedimentares ou etapas de erosão.
Por outro lado, as superfícies de estratificação graduais indicam variações graduais.
Um estrato está delimitado por duas superfícies de estratificação superior (tecto) e inferior (muro).
Um termo que está muito ligado a estrato é a lâmina. Contudo, lâmina é uma divisão menor dentro do estrato, ou seja, é uma subdivisão dentro do estrato. A lâmina diferencia-se dentro do estrato pelas diferenças na composição, na textura ou a cor da rocha.
A superfície de uma lâmina pode ser paralela ou não à da superfície de estratificação do estrato que as contém. Contudo a extensão lateral da lâmina é sempre menor que a do estrato.

Estratificação
A estratificação é a disposição dos sedimentos em estratos.
Dentro dos estratos existe a laminação que é considerada como uma estrutura de ordenamento interno, podendo ser paralela (Fig.1) ou cruzada. 
Assim distinguem-se três tipos de estratos:
- Os que não tem laminação interna;
-Os que tem laminação paralela;
-E os que tem cruzada.  
Mas o reconhecer estas estruturas pode revelar-se um problema, quando existe bioturbação nos respectivos estratos.
Do ponto de vista geométrico as superfícies de estratificação podem ser planas ou irregulares (com marcas de erosão). Os próprios estratos podem ser tabulares, irregulares, em forma de cunha, lenticulares, ondulados, entre outros (Fig.2).

Fig. 1- Exemplo de estratificação paralela: Quaternário, Tenerife, Espanha





 
Fig.2- Os vários tipos de geometrias dos estratos.
                                                       

 Bibliografia
  • Vera Torres, J. A., 1994, Estratigrafia, Princípios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda
  • Stow, D., 2005, Sedimentary Rocks in the Field, A Colour Guide. London: Manson Publishing


Sem comentários:

Enviar um comentário