Este espaço foi criado no âmbito da disciplina de Estratigrafia e Paleontologia. Tem como objectivo contribuir para o conhecimento da história geológica da Terra.

Contudo podem existir alguns erros e imprecisões.


sábado, 9 de outubro de 2010

Estratigrafia

 Recuando à origem da palavra, Estratigrafia é a ciência que descreve os estratos (do latim stratum + graphia do grego), ou seja, trata-se do ramo da geologia responsável pelo estudo das estratificações, tendo como objectivo final a construção da “geostória” de uma determinada região, ou, no caso de ser possível, alargá-la a um nível global.
.Para isso recorre a diversas outras ciências como a paleontologia, a sedimentologia e biostratigrafia interpretando vários aspectos, como a localização geográfica, interpretação genética das unidades, ou seja , conhecer as condições sedimentares do depósito, delimitação de unidades litostratigráficas, e ordenação vertical das mesmas, isto é, delimitação de volumes de rochas sedimentares em função da sua litologia, fácies e suas variações, localização de descontinuidades, levantamento de secções estratigráficas, reconhecimento de correlações, interpretação temporal com base em dados biostratigraficos, radiométricos e magnetostratigraficos possibilitando a delimitação de unidades bio e cronostratigráficas.
 Uma das principais conclusões de um trabalho estratigráfico é conhecer a génese, localização espacial e temporal das unidades estratigráficas de uma bacia sedimentar, como igualmente, completar a informação da Nomenclatura Estratigráfica, que é  uma eficaz ferramenta de trabalho no estudo geológico de uma região.

Termos Fundamentais

Estrato:
 Unidade litológica com uma espessura variada, cujo material se depositou nas mesmas condições hidrodinâmicas. O estrato é limitado superiormente pelo tecto ( estrato que se sobrepõe) e pelo muro( estrato que antecede), podendo ter diversas  espessuras, como direcções e inclinações.

Estratificação:
Trata-se de lâminas paralelas de grãos de diferentes diâmetros e composições, indicando sucessivas superfícies de deposição. A espessura das lâminas pode ser da ordem dos milímetros, como dos centímetros e até metros ou vários metros. A maioria da estratificação é horizontal ou subhorizontal. É de salientar que cada estratificação pode ser constituída por milhões de lâminas.

Fácies:
Designa em geologia o conjunto de caracteres de uma rocha, tais como a composição, a estrutura, a textura, os fósseis que contém e qualquer outra qualidade. Este conjunto de características depende do modo e local de formação da rocha.

Correlação:
É a designação para o processo que permite determinar a contemporaneidade dos depósitos e/ou das fácies. Esta definição tanto pode ser aplicada à escala local como global.



Bibliografia
- Read, H.H.(1976). Geologia. Uma introdução à história da Terra.  Mira-Sintra –Mem Martins: (2ª edição). Publicações Europa – América.
- Tarbuck, E.J.; Lutgens, F.K. (1999). Ciencias de la Tierra. Madrid: Prentice Hall.
-VeraTorres, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios y metodos. Ed. Rueda, (21-23).


Webgrafia
-Wikipédia, a enciclopédia livre, “Estratigrafia” ( 18 de Maio de 2010). Página consultada em 2010-10-07, < http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia>.
-Aspectos gerais da Estratigrafia (15 Setembro 2008), ”Fundamentos da Estratigrafia”, João Pais, UNL. Página consultada em 2010-10-02, < http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=132865>.

Sem comentários:

Enviar um comentário